Categorias
.

Transmutação I, 2021

Transmutação é um manifesto poético-visual que tem como tema central os resíduos sólidos gerados pela indústria da construção civil.

Nesta obra os resíduos de concreto, tijolos, telhas, metais, madeiras, argamassa, gesso, massa corrida, papelão, plástico, entre outros, ganham nova perspectiva de valor e outra oportunidade de existência por meio da arte.

A proposta se interessa pela matéria em sua forma mais desprezível e nos convida a “mudar os olhos de ver”, repensando o conceito de lixo, enxergando novas possibilidades de uso, transformando e ressignificando os materiais que descartamos.

O início do projeto “Transmutação” se caracteriza pelo estudo do potencial dos materiais e das possibilidades de articulação entre eles. Nesta fase a fotografia se destaca como meio expressivo, desafiando o olhar no exercício da percepção visual, buscando criar um diálogo entre as formas que desperte interesse na composição.

“Caminho pelos locais de descarte em busca de matéria prima e fonte de inspiração para que minha arte se materialize. Coleto, seleciono, separo, classifico, estudo a expressividade e o potencial de cada material, explorando sua carga poética para sensibilizar e fazer refletir sobre as questões éticas e ambientais que envolvem os resíduos.”